LÍDER MASTER AVANÇADO

Os requisitos deste cartão ainda não estão atualizados (Cartão Antigo)

 

ORIENTAÇÕES GERAIS 

A Investidura em Líder, Líder Máster e Líder Máster Avançado deverá obedecer às seguintes recomendações:

 

 

1 - PROVA DE HISTÓRIA DENOMINACIONAL 

Deverá ser realizada exclusivamente pelo Ministério Jovem da Associação ou Missão, com uma nota mínima de 7,0. Em caso de reprovação, poderá haver uma segunda chance, no período de seis meses.

 

 

2 - PROVA DE DOUTRINAS BÍBLICAS 

Deverá ser realizada exclusivamente pelo Ministério Jovem da Associação ou Missão, com uma nota mínima de 7,0. Em caso de reprovação, poderá haver uma segunda chance, no período de seis meses.


3 - AVALIAÇÃO, APROVAÇÃO E AUTORIZAÇÃO PARA INVESTIDURA 

A aprovação de uma investidura ocorrerá apenas depois da entrega, por parte do candidato, de seu registro totalmente preenchido e assinado, acompanhado de todos os documentos e trabalhos realizados para o cumprimento dos requisitos.

 

Este material deverá ser entregue ao Ministério Jovem de sua Associação ou Missão em uma pasta especial, para ser avaliado ou encaminhado, quando necessário, para a aprovação superior.

A avaliação, aprovação e autorização de investidura para cada nível de liderança, deverá ser realizada por:

a) Líder: Ministério Jovem da Associação ou Missão.
b) Líder Master: Ministério Jovem da União.
c) Líder Master Avançado: Ministério Jovem da Divisão.

 

Um candidato poderá ser investido somente depois de obtida a devida autorização e de uma recomendação escrita da comissão de sua igreja.

 

 

4 - REVALIDAÇÃO DE INVESTIDURA 

D investidura permanecerá válida enquanto a pessoa estiver ativamente envolvida como membro do Clube de Desbravadores. Quando deixar de se envolver diretamente com os Desbravadores por um período de dois anos, perderá validade. A investidura poderá ser revalidada caso o candidato complete três requisitos das seguintes áreas, no período de um ano:

 

a) 10 horas num programa de treinamento dirigido pela Associação ou Missão.
b) Cinco dias de projetos comunitários.
c) Acampar, pelo menos, sete dias.
d) Assistir e ter participação ativa no Clube de Desbravadores por seis meses, ao menos.
e) Participar de um programa de investidura ou admissão.
f) Organizar ou participar de uma série evangelística da Voz dos Juvenis ou equivalente.
g) Participar ativamente em evento realizado pelo Ministério Jovem da Associação ou Missão.

 

Para que aconteça a revalidação, o candidato deverá apresentar-se ao Ministério Jovem de sua Associação ou Missão através do diretor ou da comissão executiva do clube (onde não houver clube, pelo pastor da igreja), acompanhado de seu registro da classe com os requisitos cumpridos, assinados.

 

O diretor do Ministério Jovem da Associação ou Missão definirá, então, a renovação se sua investidura, considerando também o seguinte:

1) Período em que o candidato foi investido.
2) Tempo de afastamento da atividade.
3) Oportunidades disponíveis de revalidação.
4) Vida pessoal e testemunho durante o período de inatividade.

 

Em caso de necessidade, poderão ser solicitados requisitos adicionais visando atualização.

O propósito da renovação é dar reconhecimento para aqueles que, através de seu treinamento, são responsáveis em manter um alto padrão de excelência moral e física no Clube de Desbravadores. Esta não é uma tentativa para excluir uma pessoa qualificada que, através de muitos anos serviu fielmente à igreja e seus jovens nas suas várias organizações.

 

 

PRÉ-REQUISITOS 

• Atividades realizadas em classes anteriores não podem ser reaproveitadas.

 

1. Ter completado 20 anos de idade, no mínimo, quando investido nesta classe.

2. Haver sido investido na classe de Líder Master.

3. Possuir uma recomendação para investidura, por escrito, da comissão de sua igreja.

NOTA: É requerido aos participantes completar esta classe no período de até dois anos.

 

 

SEÇÃO I - TREINAMENTO EM SERVIÇO 

1. Manter responsabilidade na diretoria de um clube por um ano, pelo menos. Durante esse período, assistir no mínimo de 75% das reuniões administrativas.

 

2. Ensinar uma Classe Regular por um período mínimo de cinco meses. 
 

SEÇÃO II - DESENVOLVIMENTO DE NOVAS HABILIDADES 

1. Completar os requisitos de uma das seguintes áreas (assinale a área escolhida):

 

 

I - ADMINISTRAÇÃO E RELAÇÕES HUMANAS 

1. Participar de um seminário organizado pelo Ministério Jovem de sua Associação ou Missão sobre Administração, Comunicação e Dons Espirituais, com 10 horas de duração, no mínimo.

 

2. Apresentar ao seu Regional um esboço detalhado do funcionamento do seu clube.

 

3. Realizar um assessoramento completo dos processos administrativos de seu clube, incluindo aspectos positivos e negativos.

 

4. Desenvolver um “Código de Disciplina” para o seu clube.

 

5. Escrever, pelo menos, quatro páginas sobre:

 

a. Uma modalidade especial ou nova da administração de um Clube e que será de benefício para o seu funcionamento.
ou
b. Liderança cristã.

 

 

II - ACAMPAMENTO

1. Organizar e liderar uma expedição de acampamento em duas das áreas a seguir, apresentando ao final uma avaliação:

a) inverno (chuva e frio)
b) mochila
c) na água

 

2. Refazer todos os requisitos que tratem sobre a Arte de Acampar, desde Amigo até Guia.

 

3. Apresentar um estudo especial, demonstrando o lugar de pioneirismo no Clube de Desbravadores e:

a) Construir quatro móveis campestres, cada um tendo no mínimo seis nós ou amarras diferentes.
b) Desenhar duas trilhas de eventos com 10 diferentes atividades cada uma, e descrever seu propósito.
c) Desenhar e construir uma ponte de, no mínimo, 2 metros de comprimento.

 

 

III - EVANGELISMO JUVENIL E ATIVIDADES COMUNITÁRIAS 

1. Assistir a um seminário de 8 horas sobre evangelismo jovem ou juvenil.

 

2. Completar dois dos seguintes:

a) Desenvolver um programa de testemunho para um ano que possa ser realizado por uma unidade ou clube.
b) Determinar os dons espirituais de um grupo de Desbravadores e planejar um programa de testemunho adaptado a eles.
c) Escrever um texto com, um mínimo de 1.000 palavras, sobre evangelismo juvenil.

 

 

IV - CRIATIVIDADE 

1. Visitar uma exposição, concerto ou outro evento similar e fazer um estudo das maneiras através das quais as pessoas expressam sua criatividade. Com este estudo, preparar um trabalho apresentando a filosofia e o valor da criatividade no Clube dos Desbravadores.

 

2. Demonstrar sua própria criatividade num culto divino, reunião do clube ou acampamento, utilizando três diferentes métodos, envolvendo o maior número possível de Desbravadores.

 

3. Completar um dos 12 mestrados das especialidades, não completadas anteriormente.

a) Atividades Agrícolas                 
b) Artes Domésticas 
c) Natureza 
d) Atividades Recreativas 
e) Esporte
f) Atividades Profissionais
g) Vida Campestre
h) Testificação
i) Saúde

 

4. Ensinar duas artes manuais a um grupo de desbravadores.

 

5. Apresentar ao seu clube um trabalho pessoal que demonstre suas habilidades artísticas.

 

 

V - ORDEM UNIDA 

1. Completar as especialidades de ordem unida e ordem unida avançada.

 

2. Organizar e conduzir em três ocasiões diferentes uma apresentação de ordem unida do clube, com duração de, no mínimo, 10 minutos cada.

 

3. Planejar, organizar e conduzir uma demonstração especial de ordem unida, com duração de três a cinco minutos, a ser usada em um evento coordenado pela Associação ou Missão, mediante acerto prévio com o departamental.

 

4. Fazer um estudo de música apropriada para marchas e saber os procedimentos e protocolos especiais no uso das bandeiras cívicas.

 

5. Sob a coordenação do diretor do clube ou Regional, preparar seu clube para um desfile cívico.

 

 

VI - EDUCAÇÃO CAMPESTRE 

Em concordância com o Ministério Jovem de sua Associação ou Missão desenvolver e demonstrar suas habilidades, completando os números 1 e 2 e escolhendo o 3 ou o 4.

 

1. Natureza e Conservação
2. Expedição
3. Orientação
4. Busca e Resgate

 

 

VII - RECREAÇÃO 

1. Assistir a um seminário de 8 horas sobre recreação, coordenado por sua Associação ou Missão.

 

2. Fazer um esboço de recreação para o seu Clube, por um ano, e ter uma pasta com um mínimo de 50 sugestões de brincadeiras apropriadas para o Clube ou acampamento.

 

3. Ensinar a um grupo de Desbravadores três atividades recreativas, que ajudem a completar requisitos de alguma Classe Regular.

 

4. Criar três atividades recreativas próprias para o sábado e liderar um grupo de Desbravadores nestas atividades.

 

5. Escrever um artigo, apresentando a perspectiva cristã sobre cinco áreas problemáticas de recreação.

 

6. Completar três especialidades da área de recreação, não feitas anteriormente.

 

7. Fazer um relatório, avaliando o equipamento recreativo disponível em seu clube. Submeter esse relatório à comissão executiva do clube.

 

* Revisado em março de 2006

 

 

AVALIAÇÃO

 

Nome: _______________________________

Data da Avaliação:                   ____/____/____

Data de Investidura:                ____/____/____

Instrutor: _____________________________

Diretor: ______________________________

Regional: _____________________________